O que significa acabar com a Reserva Legal?

14 de maio de 2019

Emily Almeida e Carol Cavaleiro fizeram na Piauí as contas para estimar o impacto do projeto de lei que deleta a Reserva Legal do Código Florestal apresentado pelos senadores Flávio Bolsonaro e Marcio Bittar.

 

A primeira conta estima quanto carbono seria emitido se toda a área de reserva legal virasse fumaça: 65 bilhões de toneladas de dióxido de carbono. No ano passado, a queima de combustíveis fósseis no mundo todo emitiu 38 bilhões de toneladas, pouco mais da metade do que a fogueira florestal emitiria. Ou, comparando só com o Brasil, entre 1990 e 2017, a soma de todas as emissões dá pouco mais de 66 bilhões de toneladas.

 

Outra conta estima o tamanho da área que poderia ser desmatada: quase 157 milhões de hectares, o que é quase o tamanho de todo o estado do Amazonas, o maior do país. As autoras ainda estimaram a água que deixaria de ser evapotranspirada pelas árvores e as emissões nos outros biomas.

 

Uma última e trágica comparação: fazer a reserva legal existente na Mata Atlântica virar fumaça é igual à perda de cobertura florestal de todas as florestas tropicais de todo o mundo no ano passado.

 

As justificativas do projeto de lei simplesmente não se sustentam. As falácias propagadas pelo Bolsonaro zero-um e por Bittar foram desmontadas ponto por ponto por Mercedes Bustamante, Ima Vieira, Valério de Patta Pillar e Geraldo Wilson Fernandes no El País, em artigo escrito em defesa da Reserva Legal.

 

Para os autores, “reduzir a proteção ambiental resulta em prejuízos diretos para a agricultura. Isso já é aceito pela fração responsável do agronegócio, mas os autores do PL ecoam as vozes mais arcaicas do setor. Parlamentares devem defender os interesses da coletividade, buscando o bem comum de forma mais eficiente possível. Claramente não é o caso do (projeto de lei).”

 

 

ClimaInfo, 14 de maio de 2019.

 

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar