E segue em Bonn a preparação para a COP25

24 de junho de 2019

A reunião em Bonn em preparação para COP25 segue nesta semana e tem vários abacaxis a encaminhar e uma definição a tomar.

O primeiro é avançar nos mecanismos de mercado para a mitigação das emissões que estão previstos no Artigo 6 do Acordo de Paris. O Brasil, junto com a Arábia Saudita, tem barrado qualquer acordo porque insiste em reviver o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo do Protocolo de Quioto junto com os créditos de carbono aos quais os projetos brasileiros fariam jus. Os negociadores brasileiros pensam que tanto o Brasil quanto os países que vierem a comprar os créditos poderiam lançar as reduções de emissão em seus inventários, mas o nome disso é dupla contagem. No fundo, é uma fraude climática: o vendedor dos créditos de carbono deve abrir mão do direito sobre as reduções de emissão. Esse direito passa a ser do comprador.

O segundo abacaxi tem a ver com o Fundo Verde do Clima, no qual os países ricos deveriam pingar US$ 100 bilhões todos os anos. Trump, logo que assumiu, avisou a todos que se esqueçam da contribuição norte-americana. Outros países fizeram de conta que não era com eles. O Fundo foi criado para dar assistência aos países mais pobres para que reduzam suas emissões e se preparem para os impactos do aquecimento global. Uma atividade brasileira de preservação da floresta recebeu alguns milhões por ter feito uma bela lição de casa há alguns anos. O ministro Ricardo Salles avisou que queria um pedaço maior do bolo.

A reunião de Bonn deve também decidir quem hospedará a Conferência do Clima no ano que vem. Será a reunião climática mais importante depois de Paris, porque os países se comprometeram a nela rever suas NDCs e a atender ao apelo de António Guterres, secretário-geral da ONU, e aumentar suas ambições climáticas.

O Reino Unido e a Itália apresentaram uma oferta conjunta para hospedar a reunião. Apesar da sombra do governo de extrema-direita na Itália e do provável extremista do Brexit no Reino Unido.

A Climate Change News comentou esses e outros abacaxis em artigo nesta semana. O site também comentou a notícia de que a Arábia Saudita está forçando a exclusão do relatório do IPCC 1,5oC da mesa de negociações. No ano passado, os sauditas e outros grandes produtores de petróleo se opuseram a incluir as conclusões e recomendações do relatório nos documentos oficiais da Convenção. Talvez achando que se não estiver escrito, a coisa não acontecerá.

 

ClimaInfo, 24 de junho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar