Greta Thunberg encontra Alexandria Ocasio-Cortez

Greta Thunberg Alexandra Ocasio-Cortez

Duas das mais proeminentes ativistas internacionais pela ação urgente contra a crise climática, Greta Thunberg – a adolescente inspiradora das greves escolares das 6as feiras – e Alexandria Ocasio-Cortez – a jovem deputada democrata responsável pelo projeto Green New Deal -, conversaram por videoconferência na semana passada pela primeira vez.

Depois de uma troca de declarações mútuas de admiração, elas concluem que enfrentam comportamentos arrogantes similares, que as taxam como jovens e inexperientes demais. E, cada uma a seu modo, pensam que seus países, a Suécia e os EUA, têm um importante ponto em comum: a inação climática. Os norte-americanos justificam a inação pela competição com o China, enquanto os suecos a justificam por serem um país pequeno demais para fazer diferença. Vale ler a matéria do The Guardian com a íntegra da conversa.

Em tempo: o professor Eric Beinhocker, da Universidade de Oxford, se declarou um “abolicionista climático” no Democracy Journal. Ele usa a analogia para explicar a escala do movimento necessário. Beinhocker cita justamente Thunberg e Ocasio-Cortez como lideranças deste movimento.

 

ClimaInfo, 01 de julho de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)