Sobre prédios e transporte público em São Paulo

prédios São Paulo

Os novos prédios da cidade de São Paulo têm cada vez menos garagens. Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), as quase 13 mil unidades lançadas entre 2004 e 2008 tinham duas ou três vagas na garagem. Já entre 2014 e 2018, menos de 2.200 unidades tinham esta quantidade. A redução está alinhada com o Plano Diretor da cidade. Um dos eixos do plano é tornar a cidade mais compacta. Para tanto, o plano privilegia prédios com no máximo uma vaga de garagem por apartamento nas proximidades dos grandes eixos de transporte: metrô, trens urbanos e corredores de ônibus.

A Google fez um levantamento da lotação dos trens metropolitanos no mundo. Dos milhões de usuários que responderam em mais de 200 cidades, a Google queria saber o quão lotados eram os vagões. Das 10 linhas mais apertadas do mundo, 3 ficam em São Paulo. A linha mais lotada do mundo fica em Buenos Aires. Com esses dados, a Google quer prover o cidadão de mais informações sobre deslocamentos. Viajar espremido é decorrência das opções de investimento que as cidades fazem. Luiz Carlos Néspoli, da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), diz que, “nos últimos 50 anos, os governos investiram quatro vezes mais na infraestrutura para automóveis do que no transporte público.”

 

ClimaInfo, 01 de agosto de 2019.

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