Espanha se oferece para sediar a COP25

Espanha

Ontem, a Espanha se ofereceu para sediar a COP25 nas mesmas datas em que esta aconteceria no Chile: entre 2 e 13 de dezembro. A presidência da 25ª Conferência do Clima seguiria sendo do Chile. A bola, agora, segundo a UNFCCC, está com o Bureau da Conferência.

A notícia saiu nos El País, La Tercera, BBC e O Globo.

O Observatório do Clima soltou uma nota reforçando a importância da realização do evento.

Também ontem, dois ex-ministros do Meio Ambiente – Sarney Filho (responsável pela candidatura do Brasil para sediar a conferência) e Edson Duarte – divulgaram carta exortando o governo a reconsiderar sua decisão. A notícia é do Estadão.

Para recordar: a COP25 tinha sido marcada para o Brasil, mas Bolsonaro retirou a oferta de sediá-la antes mesmo de tomar posse. Como a Conferência deveria se realizar na América Latina e Caribe, Chile e Costa Rica se candidataram. A decisão foi por Santiago. Na 3ª feira, por conta da onda de manifestações que vem ocorrendo em todo o país, o presidente Piñera anunciou o cancelamento da COP e da cúpula Ásia-Pacífico, marcadas para as próximas semanas em Santiago.  Até ontem, a realização da final da Libertadores na capital chilena permanecia confirmada.

 

ClimaInfo, 1 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)