“Garimpo ilegal não justifica legalizar garimpo”

Rodrigo Maia

Talvez pensando nos incêndios na Amazônia e no Pantanal, no aumento do desmatamento e no desastre do óleo no litoral, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, avisou que o momento não é bom para o congresso examinar projetos de lei ambientalmente polêmicos. O governo está preparando um projeto de lei para legalizar o garimpo em Terras Indígenas e, talvez, outras áreas protegidas. Segundo O Globo, o ministro Bento prometeu mandar o projeto de lei para o Congresso ainda este mês.

Maia conversou com Míriam Leitão, n’O Globo, e, reforçando o argumento, disse que irá arquivar o projeto de lei. “Recebo e arquivo, recebo e arquivo. A gente não pode usar o argumento de que está tendo mineração ilegal para liberar. Vamos acabar com mineração ilegal, com garimpo ilegal. Coibir atos ilícitos.”

Para a Folha, Maia disse que, “depois que nós cumprirmos a nossa parte como Estado, que é fiscalizar e combater o ilegal, vamos discutir se há espaço ou não, e em que condições, para avançar nesse o debate que o governo e o ministro Bento [Albuquerque, de Minas e Energia] entendem como relevante”.

 

ClimaInfo, 8 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)