Aquecimento global já devasta o planeta… e é apenas o começo 

28 de novembro de 2019

Por que acompanhar as COP25? Uma contundente matéria da AFP reproduzida pelo UOL explica:
– O mundo esquentou em média 1°C desde a era pré-industrial. Os quatro últimos anos foram os mais quentes já registrados no planeta.

– Após ter registrado o mês mais quente da história, em julho, o ano de 2019 deverá se somar aos ‘top 5’ e, inclusive, se situar como o 2º ou o 3º mais quente, segundo a Agência Oceânica e Atmosférica americana (NOAA).

– Se os termômetros continuarem a subir no ritmo atual sob o efeito das emissões de gases estufa, o limite de 1,5°C, meta ideal do Acordo de Paris, deverá ser alcançado entre 2030 e 2052, segundo os especialistas do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).

– Mesmo se os países mantiverem seus compromissos de redução de emissões, os termômetros vão subir ao menos +3°C até o fim do século, enquanto cada meio grau suplementar aumenta a intensidade e/ou a frequência de catástrofes meteorológicas, como ondas de calor extremo, tempestades, secas ou inundações.
– Os cientistas que trabalham nos novos modelos climáticos que servirão de base para o próximo relatório do IPCC, previsto para 2021, sugerem um aquecimento ainda mais pronunciado que o previsto, com o pior cenário marcando +7°C em 2100 (contra as previsões anteriores de pior cenário na ordem de 4,8°C).

– Em menos de um ano, quatro relatórios científicos da ONU sobre o estado do planeta soaram como uma sirene de alerta para cidadãos do mundo inteiro.
Estas alarmantes constatações aumentam a pressão sobre os signatários do Acordo Climático de Paris, que se reúnem a partir de segunda-feira, em Madri, para a COP25.

 

ClimaInfo, 28 de novembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar