Onda de calor infernal deve afetar Austrália nos próximos dias

16 de dezembro de 2019

A Austrália deve sofrer com uma forte onda de calor nos próximos dias, com temperaturas ultrapassando, em alguns locais, os 50°C e, talvez, batendo o recorde de 50,7°C registrado bem no centro do país em 1960.

Uma massa de ar quente causada pelo atraso nas monções se formou no norte do continente e está se deslocando em direção ao sul. Os alertas meteorológicos cobrem praticamente todo o país. Este evento climático extremo se segue aos devastadores incêndios florestais que destruíram mais de 4.000 km2 ao norte de Sidney e outros 200 km2 na Austrália Ocidental.

O primeiro ministro, Scott Morrison é, segundo o The Independent, um feroz defensor da indústria do carvão e, também, é conhecido por duvidar do aquecimento global. No entanto, em novembro, ensaiou um recuo, dizendo que admitia que eventos extremos que atingem o país podem ter por causa, dentre outras, a mudança do clima.

 

ClimaInfo, 17 de dezembro de 2019.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar