O coronavírus pode atrapalhar as negociações sobre o clima

covid-19

A Conferência do Clima deste ano – COP26 – a ser realizada em novembro, em Glasgow, na Escócia, está ameaçada pela epidemia do Covid-19. Se esta se transformar em uma grande pandemia, dificilmente haverá condições de reunir as dezenas de milhares de pessoas que atendem as duas semanas da Conferência.

Mesmo que contida, a epidemia já atrapalha. Várias reuniões estão programadas ao longo do ano em preparação à Conferência. A Itália é, oficialmente, a coanfitriã da COP e para lá está agendada parte importante das reuniões. Com a epidemia atingindo o rico norte do país, ainda não se sabe se haverá condições para a realização das preparatórias.

A matéria do The Guardian, traz uma comparação entre a rápida e enérgica reação mundial ao vírus com o passo de tartaruga do enfrentamento à mudança climática, comparação feita por Mohamed Adow, do think tank Power Shift Africa: “A resposta ao Covid-19 tem sido drástica e urgente, como deveria ser”, disse ele. “O fato de poderem agir de forma decisiva para deter a crise do Covid-19 mostra que a lenta reação à crise climática não é de capacidade, mas de falta de vontade política”.

 

ClimaInfo, 3 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)