Aquecimento  global aumentará eventos extremos no Oceano Índico

12 de março de 2020

Os incêndios australianos correm o risco de virarem o “novo normal”, se é que haverá um “normal” outra vez. O motor do desastre é o Dipolo do Oceano Índico (IOD), que retrata a diferença de temperatura entre o leste e o oeste do Índico. A ciência chama de “positivo” quando a temperatura fica mais quente nas costas da África e mais fria em torno da Indonésia. Durante um “positivo”, a Austrália sofre com mais calor e seca. O que aconteceu no ano passado foi um “positivo extremo”.

Cientistas analisaram os “positivos” nos últimos 500 anos e descobriram que extremos como o ano passado só aconteceram dez vezes, e quatro deles nos últimos 60 anos. Os pesquisadores esperam que os “extremos positivos” ocorram com maior frequência e com intensidade ainda maior. A matéria saiu no The Guardian.

 

ClimaInfo, 12 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar