Secretário polêmico de Bolsonaro infectado por Covid-19

Fabio Wajngarten covid-19

Foi confirmado que Fabio Wajngarten, secretário de comunicação da presidência, carrega o coronavírus. Ele estava na comitiva do presidente na viagem a Miami e, assim, segundo a jornalista Mônica Bérgamo, o presidente, ministros e o resto da comitiva estão sendo monitorados.

O New York Times conta que o governo brasileiro enviou um comunicado à Casa Branca informando do estado de saúde de Wajngarten e dizendo que estava “adotando todas as medidas preventivas necessárias para preservar a saúde do presidente e da delegação que o acompanhou na recente viagem oficial aos Estados Unidos (…) Em uma conferência de imprensa, Trump disse: “Não estou preocupado”. No entanto, o senador Rick Scott, da Flórida, que também se encontrou com Bolsonaro em Miami disse que se colocaria em isolamento como uma medida de precaução”.

Por via das dúvidas, os norte-americanos cancelaram as reuniões que ainda teriam com o chanceler Ernesto Araújo, quem, segundo a Folha, voltou para o Brasil.

No final da tarde de ontem, a Folha informou que o presidente faria um pronunciamento à nação pedindo para que as pessoas não participassem da manifestação do dia 15, convocada por seus apoiadores (e por ele mesmo). Segundo a matéria, “o presidente pediu ao longo dia a deputados bolsonaristas que não o visitem no Palácio da Alvorada.”

A notícia sobre Wajngarten saiu nos O Globo, Veja, Valor, Folha, Estadão e em quase todo o lugar.

Em tempo: Wajngarten provocou polêmica por continuar a ser o principal sócio de uma empresa que, segundo a BBC, “presta consultoria e recebe dinheiro de TVs e empresas de publicidade contratadas pela secretaria comandada por ele. Esse cenário implicaria conflito de interesse”.

 

ClimaInfo, 13 de março de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)