Temos entre 230 mil e 320 mil pessoas infectadas pelo coronavírus

15 de abril de 2020

Já se sabia que o número oficial de pessoas infectadas pelo coronavírus (mais de 20 mil) está subestimado. Ontem, saíram os resultados de duas pesquisas que buscam estimar a ordem de grandeza da epidemia no Brasil. Ambas usaram modelos e dados da progressão da epidemia em países como a Coreia e os correlaciona com o número de óbitos.

O grupo COVID-19 Brasil, formado por cientistas e estudantes de diversas universidades brasileiras, estima que o número verdadeiro de pessoas infectadas seja 15 vezes maior do que o cômputo oficial. Já o Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde, formado por pesquisadores da PUC-RJ, da Fiocruz e do Instituto D’Or, estima um número pelo menos 12 vezes maior. Os resultados das duas estimativas apontam para um número de infectados entre 230.000 e 320.000.

A notícia saiu n’O Globo, no UOL, na edição brasileira da Deutsche Welle e na Reuters internacional.

Ainda ontem, o governo de São Paulo divulgou estimativa do número de infectados no estado, mais que 100 mil pessoas, embora o número oficial não seja nem um décimo disso. Segundo o UOL, José Germann, secretário de saúde, explicou em entrevista coletiva que “pelas próprias características da COVID-19, no seu contingente total de casos confirmados, 20% irão para o atendimento hospitalar. São esses que estão testados aqui”.

 

ClimaInfo, 15 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar