China compra montes de soja e carne dos EUA

China soja

O acordo comercial entre os EUA e a China obrigou esta última a retirar as tarifas de importação de produtos do agro norte-americano. Nelson de Sá, na Folha, conta que os chineses estão comprando cada vez mais soja e carne do meio-oeste dos EUA e dando indicações de que as encomendas brasileiras podem vir a ser menores do que o esperado. Mesmo assim, segundo o SCMP, a supersafra brasileira permanece competitiva e está criando um problema para o cumprimento do acordo com Trump pelo governo.

Em sua matéria, Sá conta que, mirando as eleições norte-americanas de novembro, “senadores republicanos candidatos à reeleição foram instruídos pelo comando do partido a ‘atacar a China’”, posto que pesquisas estão apontando o risco real do partido perder o senado e a corrida presidencial. Pelo menos por enquanto, o pragmatismo de Trump está evitando o confronto.

Uma queda na demanda de soja e carne, eventualmente reduziria a pressão pela abertura de novas áreas tanto na Amazônia quanto no Cerrado. Se acontecer.

 

ClimaInfo, 28 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)