Jovens acusam Brasil, França e Alemanha por colocarem em risco seus futuros

5 de maio de 2020

Um grupo de 16 jovens, com a ativista adolescente Greta Thunberg à frente, reforçou as acusações feitas em denúncia apresentada às Nações Unidas no final de 2019 contra a conduta de países como Alemanha, Argentina, Brasil e França em matéria de proteção dos direitos da criança e do adolescente. Pela acusação, esses países estão descumprindo seus compromissos internacionais ao falharem na luta contra a crise climática e, com isso, ameaçarem a sobrevivência das próximas gerações.

Três países, entre eles o Brasil, responderam formalmente à acusação, argumentando que esta não deve ser admissível pelo Comitê da ONU sobre os Direitos da Criança, órgão ao qual a denúncia foi feita em setembro passado.

Em resposta às objeções feita pelos países, o grupo diz que a juventude vem sendo “direta e previsivelmente prejudicada” pelas emissões de gases de efeito estufa permitidas pelos governos destes países.

O Comitê ainda não decidiu se receberá a denúncia e deve esperar pela resposta dos outros países acusados.

 

ClimaInfo, 6 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar