Queda brutal nos preços do petróleo provoca demissões e afeta investimentos em fontes renováveis de energia

13 de maio de 2020

A queda brutal nos preços internacionais do petróleo nos últimos meses, associada às baixas expectativas quanto a uma retomada rápida das economias dos países nos próximos meses, está forçando as petroleiras a se reorganizar internamente e a buscar incentivos governamentais.

Nos EUA, informa o Guardian, ao menos 90 companhias de combustíveis fósseis, incluindo gigantes como ExxonMobil, Chevron e Koch Industries, esperam se beneficiar com um programa  de recompra de títulos do Federal Reserve. Espera-se que o programa injete ao menos US$ 750 bilhões até setembro, que poderiam beneficiar empresas e investidores que possuem títulos da dívida pública norte-americana. Além das petroleiras, mais de 150 empresas de energia, inclusive carvoeiras como American Electric Power e Duke Energy, poderiam se beneficiar.

Já no Brasil, a Petrobras cortou boa parte dos serviços de manutenção de suas plataformas e suspendeu uma série de trabalhos programados, inclusive nas unidades do pré-sal. De acordo com o Valor, a medida afetará o faturamento de empresas especializadas e deve resultar em milhares de demissões de terceirizados, sobretudo na região de Macaé (RJ), que abriga a base de apoio às operações da Bacia de Campos.

O cenário deve seguir difícil no médio prazo para o setor de petróleo e gás. Segundo a OPEP, a demanda global pelo combustível deve cair 18% no 2º trimestre de 2020 com relação ao mesmo período no ano passado.

 

ClimaInfo, 14 de maio de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar