Uma das principais lideranças indígenas do Brasil, o kayapó Paulinho Payakan, morreu na 3ª feira passada (16/6), por COVID-19, em um hospital da cidade de Redenção (PA).
“Payakan se foi como as centenas de vidas indígenas que estamos perdendo para a pandemia da COVID-19. É com tristeza e revolta que acompanhamos a perda de tantas vidas”, afirmou em nota a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).
Para o Conselho Indígena Missionário (CIMI), Payakan “sempre lutou pelos direitos e respeito aos Povos Indígenas, em especial o seu Povo Kayapó. A sua luta fez repercutir a luta de todos os Povos Indígenas”.
Payakan ganhou reconhecimento internacional ao liderar, junto com o também Cacique Kayapó Raoni, a luta contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, ainda nos anos 1980. Ainda que o projeto tenha sido construído, a pressão indígena foi importante para diminuir o tamanho originalmente projetado para a usina por causa dos impactos socioambientais da obra e de sua operação.
Em tempo 1: No começo de junho, o Tribunal Penal Internacional decidiu analisar uma denúncia feita pelo PDT contra o Bolsonaro por conta de sua postura no combate à pandemia de COVID-19, o que, na visão do partido, configuraria crime contra a humanidade. Para Sylvia Steiner, ex-juíza da Corte, dificilmente essa denúncia se concretizará em ação contra Bolsonaro, mas ela enxerga margem para que o presidente seja indiciado por uma denúncia feita ainda em 2019, mas que a pandemia tornou ainda mais explícita: os ataques sistemáticos do governo federal contra os Povos Indígenas. Sylvia traça um paralelo com o indiciamento que o ex-presidente do Sudão, Omar al-Bashir, sofreu no final dos anos 2000 por acusação de genocídio.
Em tempo 2: Vale a pena ler a entrevista feita pelo UOL-Ecoa com o líder yanomami Dário Kopenawa. Na conversa, ele fala sobre como as tradições de seu povo enxergam a pandemia, entendida como uma xawara, uma das doenças enterradas pelo criador da humanidade, Omama, e que os homens brancos insistem em escapar, espalhando males e destruição. Kopenawa fala também sobre as dificuldades dos Povos Indígenas no meio desta crise e da ameaça dos garimpeiros e invasores, que agora não espalham apenas devastação ambiental, mas também o novo coronavírus.
ClimaInfo, 19 de junho de 2020.
Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.