Por que o Ártico está tão quente?

Síbéria calor

O calor no Ártico segue impressionando observadores e especialistas. No último dia 19, diversas localidades ao norte da Sibéria registraram temperaturas de até 45°C – temperatura muito elevada mesmo para as zonas tropicais do planeta.

Uma matéria da Vox explica o fenômeno climático por trás do calor. Ondas de calor começam com a pressão atmosférica mais alta se acumulando sobre uma dada área. Uma coluna de ar que se move para baixo comprime o ar mais próximo do solo, mantendo-o imóvel e aquecido. Essa pressão alta também distancia as nuvens, criando uma linha de luz desobstruída entre o Sol e o chão. Ao longo do tempo, o solo absorve a energia e, com o ar estagnado, o calor se acumula e as temperaturas se elevam.

No caso particular do Ártico, um fator que complica a situação é a chegada do verão: nesta temporada, há luz solar contínua nas latitudes mais ao norte, o que permite que o calor se acumule mais rapidamente do que em áreas que experimentam o pôr-do-sol e podem se refrescar com a escuridão noturna.

 

ClimaInfo, 29 de junho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)