Mercado de carbono tem novo fôlego no pós-pandemia

mercado de carbono

Para o mercado de carbono europeu, a crise causada pela pandemia já passou. Nesta 2ª feira (13/7), a cotação do crédito de emissão na EU ETS superou o patamar pré-pandemia e atingiu o maior nível em 14 anos, com preço acima dos 30 euros. Considerando que há dois meses, no auge do contágio da COVID-19 na Europa, o valor dos créditos caiu para 15 euros, a recuperação obtida nas últimas semanas foi notável.

De acordo com o Financial Times, o mercado europeu de carbono vem se beneficiando dos anúncios recentes feitos pela União Europeia em torno de medidas para uma recuperação econômica “verde” para o bloco, com injeção de recursos bilionários para transição energética e descarbonização da economia. Na semana passada, a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, afirmou que a instituição irá aproveitar seu programa de compra de ativos para promover os objetivos climáticos do bloco, impulsionando a aquisição de papéis de empresas menos carbono intensivas.

Na Exame, Rodrigo Caetano destaca que o avanço no preço dos créditos de carbono no mercado europeu pode indicar uma expectativa do mercado financeiro por uma recuperação mais acelerada da atividade produtiva na Europa. “Se estão comprando, é porque esperam uma demanda maior no segundo semestre e um aumento no preço”, afirmou Luís Adaime, fundador da Moss, a 1ª bolsa de carbono brasileira aberta a pessoas físicas.

 

ClimaInfo, 14 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)