Bradesco, Itaú e Santander apresentam proposta para a conservação da Amazônia

bancos nacionais

Os presidentes dos três maiores bancos privados do Brasil lançaram ontem (23/7) um plano inédito para apoiar ações de desenvolvimento sustentável e conservação ambiental na Amazônia. As medidas foram apresentadas durante uma audiência virtual entre representantes dos bancos e do governo federal.

As três instituições se comprometeram publicamente a adotar um conjunto de medidas consideradas prioritárias para a região, como atuar pelo desmatamento zero na cadeia da carne bovina, estimular projetos de infraestrutura de transporte com metas ambientais atreladas, e incorporar o risco climático nas políticas de crédito e investimentos de longo prazo, entre outras.

“A Amazônia tem pressa, e o momento exige uma ação coordenada de todos nós”, afirmaram os CEOs em artigo publicado na Folha. “Líderes empresariais, governos, sociedade civil e todos nós, cidadãos, precisamos assumir o nosso papel na construção de um modelo de desenvolvimento ainda inédito no planeta”.

O engajamento dos bancos põe mais pressão sobre o governo federal, acuado nos últimos meses pelo aumento acelerado no desmatamento amazônico e pelas cobranças de investidores e parceiros comerciais do Brasil no exterior.

O anúncio foi amplamente destacado na imprensa brasileira, em veículos como Valor Econômico, Folha, Estadão, O Globo, G1, Poder360 e Deutsche Welle.

 

ClimaInfo, 24 de julho de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)