A pandemia no médio prazo: o que pode (e deve) mudar em nossas vidas a partir de 2021

6 de agosto de 2020

Há quase seis meses o mundo segue sob os efeitos da pandemia, que já causou a morte de mais de 700 mil pessoas em todo o mundo, com quase 20 milhões de casos. A COVID-19 transformou profundamente a vida de bilhões de pessoas, forçadas a conviver com novas restrições que mudaram praticamente todos os aspectos da vida social. O mundo pós-pandemia será muito diferente daquele pré-pandemia.

Na Nature, Megan Scudellari analisa como o novo coronavírus seguirá impactando e causando mudanças globais nos próximos anos. Com a perspectiva de uma vacina mundialmente acessível a todos ainda distante, esquemas de distanciamento social devem seguir como uma constante em diversos países, especialmente aqueles que ainda sofrem com o descontrole da doença – como Brasil e EUA. Mesmo em países que já conseguiram conter a ameaça, a situação ainda preocupa, com o risco de novas ondas de contágio surgirem na medida em que os governos relaxam as medidas de isolamento.

Em termos práticos, demorará para que a pandemia propriamente dita seja derrotada. O vírus dificilmente será eliminado no médio prazo, dada sua disseminação em todo o mundo, e ainda estamos longe de ter uma imunização natural. Isso significa que, mesmo com uma vacina, teremos que conviver com a COVID-19 por mais alguns anos, o que seguirá exigindo medidas de distanciamento e higiene.

 

ClimaInfo, 7 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar