A pandemia no médio prazo: o que pode (e deve) mudar em nossas vidas a partir de 2021

pandemia futuro

Há quase seis meses o mundo segue sob os efeitos da pandemia, que já causou a morte de mais de 700 mil pessoas em todo o mundo, com quase 20 milhões de casos. A COVID-19 transformou profundamente a vida de bilhões de pessoas, forçadas a conviver com novas restrições que mudaram praticamente todos os aspectos da vida social. O mundo pós-pandemia será muito diferente daquele pré-pandemia.

Na Nature, Megan Scudellari analisa como o novo coronavírus seguirá impactando e causando mudanças globais nos próximos anos. Com a perspectiva de uma vacina mundialmente acessível a todos ainda distante, esquemas de distanciamento social devem seguir como uma constante em diversos países, especialmente aqueles que ainda sofrem com o descontrole da doença – como Brasil e EUA. Mesmo em países que já conseguiram conter a ameaça, a situação ainda preocupa, com o risco de novas ondas de contágio surgirem na medida em que os governos relaxam as medidas de isolamento.

Em termos práticos, demorará para que a pandemia propriamente dita seja derrotada. O vírus dificilmente será eliminado no médio prazo, dada sua disseminação em todo o mundo, e ainda estamos longe de ter uma imunização natural. Isso significa que, mesmo com uma vacina, teremos que conviver com a COVID-19 por mais alguns anos, o que seguirá exigindo medidas de distanciamento e higiene.

 

ClimaInfo, 7 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)