COVID-19: critério da OMS nos obrigaria ao lockdown nacional já

16 de agosto de 2020

Denise Garrett, vice-presidente do Instituto de Vacinas Sabin (EUA), recomenda o reset prescrito pela OMS quando é ultrapassado o índice de 1 novo caso de COVID-19/dia/100 mil habitantes, informa Marcelo Leite na Folha. A média mundial anda por 3,3 casos/dia/100 mil – já fora de controle, portanto. No Brasil estamos com 21 casos novos por dia por 100 mil habitantes, sete vezes o escore mundial (nosso novo “7×1”, diz Marcelo Leite). O Nordeste (19,5) e o Sul (20) estão próximos da média nacional. O Sudeste está com 17,6, o Norte com 24,9 e o Centro-Oeste com 38,5 (!). O Distrito Federal, centro do negacionismo pandêmico, está com 65,9 casos/dia/100 mil.

As desigualdades social e racial brasileira aparecem em toda sua injustiça quando se observa a distribuição de casos dentro dos municípios: “A diferença no risco de morrer entre os bairros paulistanos de menor e maior nível socioeconômico pode chegar a 66% (…) caso sejam incluídos na conta os óbitos suspeitos, muitas vezes não confirmados por falta de testes”, mostra um levantamento feito por pesquisadores da USP.

Em tempo: Vale ler a análise objetiva feita por Drausio Varella dos erros políticos e sociais que nos levaram ao triste e assustador patamar de mil mortes por dia.

 

ClimaInfo, 17 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar