Greta e ativistas climáticos pressionam Merkel por ação climática

Greta

A ativista Greta Thunberg e um grupo de jovens se reuniram ontem (20/8) com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, para conversar sobre as prioridades de política climática da União Europeia para os próximos meses. A Alemanha está na presidência do Conselho Europeu desde julho.

Durante a conversa, Merkel explicou os planos climáticos da UE e metas para atingir a neutralidade das emissões até 2050, bem como os objetivos de redução de emissões até 2030. Greta reforçou a importância de a UE assumir a liderança da ação climática e pediu à chanceler alemã que “seja corajosa o suficiente para pensar a longo prazo”.

Na 4ª feira (19/8), o governo alemão reconheceu que a meta climática oficial para 2020 somente foi atendida pelo país por conta da pandemia, que diminuiu a atividade econômica, reduzindo assim as emissões de carbono. A Alemanha esperava reduzir as emissões em 40% com relação aos níveis de 1990. No entanto, Berlim relatou que os esforços políticos proporcionaram um corte de emissões de 37,5%, abaixo da meta. Por conta da pandemia, o governo especula que a meta seja atingida, já que as emissões de 2020 serão “significativamente menores” do que as esperadas.

 

ClimaInfo, 21 de agosto de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)