Greta: “Não empurrem a crise climática para as crianças resolverem”

Greta Thunberg documentário

O documentário “I am Greta”, que aborda a vida e a militância da ativista climática Greta Thunberg, estreou com destaque na semana passada no Festival de Cinema de Veneza, o 1º a ser feito de maneira parcialmente presencial na Europa depois da pandemia de COVID-19.

Em coletiva de imprensa realizada após a exibição do filme, Greta questionou alguns governos por terem escanteado a crise climática no debate político e reforçou a necessidade de ação imediata: “Precisamos de mais ciência, de mais pesquisa. Mas precisamos acima de tudo de ação para mudar o panorama social, ação política, e é nisso que talvez eu tenha mais utilidade”.

Ela ressaltou que a omissão dos líderes globais coloca um peso exagerado sobre as gerações futuras. “Não deveríamos ser aqueles a fazer isso [lutar contra a crise climática]. Isso deveria estar sendo feito pelos adultos e por aqueles no poder nos países que causaram esse problema, em primeiro lugar”.

Em tempo: Em ano eleitoral no Brasil, alguns jovens estão se mobilizando para engajar novas lideranças e obter mais espaço na política para assuntos relacionados à mudança do clima nas cidades brasileiras. O UOL Ecoa destacou algumas iniciativas, como os projetos Futuro que Queremos e Youth Climate Leaders (YCL), que trabalham para capacitar candidatos às Câmaras Municipais e Prefeituras de todo o país e incluir a questão climática na agenda eleitoral e de políticas públicas municipais.

 

ClimaInfo, 8 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)