Onda de calor se intensifica na Califórnia

onda de calor Califórnia

O alívio na temperatura registrado nos últimos dias na Califórnia foi temporário. A costa oeste dos EUA está enfrentando sua 2ª onda de calor em poucas semanas, o que deverá intensificar problemas crônicos dos últimos meses, como os incêndios florestais e os picos de consumo de energia, com risco de blecautes.

A grande preocupação das autoridades locais era com a pressão que o feriado prolongado nos EUA (dia do trabalho, 7/9) poderia causar sobre a demanda de energia. O serviço meteorológico norte-americano alertou para temperaturas altas “raras, perigosas e muito possivelmente fatais” entre sábado e 2ª feira.

O Los Angeles Times comentou como as últimas semanas reforçaram os riscos que a costa oeste dos EUA enfrenta em um cenário de mudanças climáticas, com intensificação do calor e escassez de chuvas. Já o The New York Times abordou como a demanda energética excessiva na Califórnia está impulsionando o uso de baterias para armazenamento de energia. Especialistas especulam que, em um cenário de temperaturas altas e fornecimento energético insuficiente, cada vez mais consumidores, desde residenciais até comércios e indústrias, poderão recorrer a essa solução para poder ter energia mesmo durante blecautes.

Em tempo: O chefe da agência ambiental dos EUA voltou a minimizar a importância de se enfrentar a crise climática. Andrew Wheeler, diretor da EPA e ex-lobista da indústria do carvão, disse que, caso Trump seja reeleito em novembro para um 2º mandato, a agência seguirá priorizando o desmonte de regulações e restrições ambientais a operações de indústrias, além de focar na “revitalização” de comunidades vulneráveis e na qualidade da água. Ele criticou a defesa feita pela oposição democrata do enfrentamento da crise climática, dizendo que essas ações prejudicam a economia e fecham postos de trabalho.

 

ClimaInfo, 8 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)