Para escoar gás de Vaca Muerta, Argentina propõe gasoduto ao Brasil

15 de setembro de 2020

Às voltas com dificuldades para impulsionar o projeto de exploração de óleo e gás de xisto de Vaca Muerta, a Argentina está propondo uma parceria ao governo brasileiro para construir um novo gasoduto que ligaria as áreas de exploração, localizadas no oeste do país, a Porto Alegre (RS).

A proposta foi apresentada formalmente pelo embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli. Ela prevê um sistema de dutos de cerca de 1,4 mil quilômetros, estimado em US$ 3,7 bilhões. Pelo plano, Buenos Aires se encarregaria de viabilizar a maior parte da obra, levando o gasoduto até a fronteira brasileira, em Uruguaiana. De lá até a capital gaúcha, o Brasil ficaria responsável por construir o trecho final, ao custo preliminar de US$ 1,2 bilhão. De acordo com os argentinos, a nova estrutura teria a capacidade de transportar até 30 milhões de m3 de gás por dia, praticamente o mesmo volume transportado atualmente pelo gasoduto Brasil-Bolívia.

Reuters e Valor repercutiram a proposta argentina.

 

ClimaInfo, 16 de setembro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar