Bolsonaro e a negação absoluta da realidade ambiental da Amazônia

22 de outubro de 2020

O presidente Jair Bolsonaro é um iludido convicto. Incapaz (ou sem disposição) de enxergar a realidade. Durante cerimônia de formatura de novos diplomatas no Itamaraty, Bolsonaro afirmou que a Floresta Amazônica – a mesma que testemunhou uma alta de 61% no número de focos de incêndio no mês passado, com 32.017 pontos identificados pelo INPE – não está queimando. O presidente desafiou também diplomatas estrangeiros a participarem de uma viagem de avião entre Manaus e Boa Vista, dizendo que eles “não verão em nossa Floresta Amazônica nada queimando ou sequer um hectare de selva devastada”.

O chanceler Ernesto Araújo habita a mesma realidade paralela do presidente. Como que desafiando o resto do mundo, o embaixador fez pouco caso do isolamento diplomático vivido pelo país nos últimos meses, afirmando que o país defende a “liberdade”. “Se isso nos faz ser um pária internacional, então que sejamos um pária”.

G1, O Globo, Poder360, Reuters, UOL e Valor deram espaço para o lero-lero no Itamaraty.

Em tempo: O Valor trouxe dois pepinos para a diplomacia brasileira. Primeiro, o novo comissário de comércio da UE, Valdis Dombrovskis, conversará hoje por telefone com o chanceler Araújo no primeiro contato oficial entre eles, num esforço para tentar salvar o acordo comercial com o Mercosul. Dombrovskis já afirmou que não vê grandes chances do tratado ser ratificado pela UE nos próximos meses, mas seguirá trabalhando para isso e considera inclusive a possibilidade de impor novas salvaguardas ambientais ao texto. Já o outro pepino atende pelo nome de Joe Biden: Daniela Chiaretti analisou o plano energético e climático do candidato democrata e indicou como o Brasil poderá ser afetado em um eventual governo dele.

 

ClimaInfo, 23 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar