Belo Monte: MPF aciona Ibama e Norte Energia por desvio excessivo de água no Xingu

26 de março de 2021

A disputa pelas águas do Rio Xingu na usina de Belo Monte ganhou um novo embate: o MPF (Ministério Público Federal) entrou com uma ação contra o IBAMA e a Norte Energia pedindo o aumento da vazão do rio na Volta Grande em detrimento à geração de energia. Em janeiro, o Ibama obrigou a Norte a liberar uma vazão de cerca de 11.000 m3/s na Volta Grande. Em fevereiro, misteriosamente, a Norte assinou um termo de compromisso com o Ibama em troca da autorização para reduzir drasticamente esta vazão enquanto não se termina os estudos determinando a vazão mínima que assegure a vida com qualidade para as comunidades indígenas e ribeirinhas e de todo o ecossistema ao longo da Volta Grande. A ação protocolada pelo MPF exige uma vazão bem maior durante o atual período de cheia, pelo menos enquanto os tais estudos não são entregues. Essa é uma novela que se arrasta desde que a construção da usina recebeu o sinal verde em 2010. A primeira versão do hidrograma – que especifica a vazão mês a mês – se mostrou desastroso para as comunidades e vem sendo contestada desde então. A Norte se comprometeu inúmeras vezes a mexer no hidrograma, a compensar as comunidades afetadas e a proteger o ecossistema. Sistematicamente ela faz um pouco e deixa um monte para as calendas. Por exemplo, das 16 condicionantes assinadas em fevereiro, 13 são pendências antigas que já deveriam ter sido resolvidas. Para conseguir o que pretende, diz que o consumidor de eletricidade arcará com um custo bilionário relativo à energia que ela não gerará. Lauro Jardim, n’O Globo, comentou a ação.

Em tempo: A privatização da Eletrobras, acionista majoritária de Belo Monte dentre outras, segue indefinida. Em fevereiro, Bolsonaro editou uma medida provisória para acelerar o processo que determinava que o BNDES elaborasse o modelo da privatização. Ontem, o relator da medida provisória, deputado Elmar Nascimento (DEM-BA) disse que quer mudar o modelo. Ao invés de privatizar a empresa toda, com quase todas suas subsidiárias de uma só vez, como quer o governo, Nascimento quer privatizar aos poucos: ora Furnas, ora a holding, ora a Chesf e assim por diante. Segundo Manuel Ventura, d’O Globo, técnicos dos ministérios da Economia e de Minas e Energia entendem que proceder assim, empurrará a privatização para o próximo governo.

 

ClimaInfo, 26 de março de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar