Políticos franceses pedem à UE que abandone acordo comercial com Mercosul por causa de desmatamento no Brasil

7 de maio de 2021

O jornal Le Monde publicou nesta 5ª feira (6/5) um artigo assinado pelo ex-ministro francês de ecologia, Nicolas Hulot, e por outras duas lideranças políticas da França e da Bélgica, no qual eles pedem à União Europeia que abandone o acordo comercial assinado com o Mercosul. O texto argumenta que a situação da Amazônia é dramática e que o tratado poderá trazer ainda mais problemas para a floresta, principalmente enquanto o atual governo estiver no poder no Brasil. “Não se assina um acordo com um país cujo dirigente despreza os Direitos Humanos e nega seus compromissos ambientais”, argumentam, sem citar o nome de Jair Bolsonaro.

O artigo cita um estudo recente que mostrou que a Amazônia liberou mais carbono do que absorveu nos últimos dez anos, em decorrência do avanço do desmatamento e da degradação florestal no período. O texto também destaca uma análise feita pelo economista Stefan Ambec, a pedido do governo da França, que concluiu que o tratado Mercosul-UE poderia acelerar o desmatamento da Amazônia em ao menos 25% por ano nos primeiros seis anos de implementação. A RFI deu mais detalhes.

A publicação do artigo aconteceu um dia após um grupo de varejistas do Reino Unido e de outros países europeus divulgar um manifesto cobrando do Congresso Nacional brasileiro que não aprove projetos de lei que prejudiquem a proteção do meio ambiente. No Valor, Daniel Rittner citou o embaixador britânico no Brasil, Peter Wilson, que destacou a disposição de Londres em trabalhar com o governo federal para “evitar problemas” para o comércio entre os dois países. Sobre essa movimentação, Álvaro Alves de Faria opinou para a Jovem Pan que ela reflete uma intensificação da desconfiança internacional com o Brasil, que ganha força mesmo após as promessas feitas por Bolsonaro na Cúpula Climática, no mês passado. “Pode ser uma bola de neve para complicar ainda mais o isolamento brasileiro no cenário internacional. O Brasil tornou-se um país desacreditado no mundo e nada fez para reverter esse quadro. Pelo contrário: faz de tudo para complicá-lo mais”.

 

ClimaInfo, 7 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar