Crise climática: ONU reforça urgência da redução imediata das emissões de metano

10 de maio de 2021

A ONU divulgou na semana passada um aguardado relatório sobre o impacto do metano na situação climática do planeta. Alguns pontos desse documento tinham sido antecipados no começo da semana, mas as novas informações reforçam a gravidade do quadro: o mundo precisa reduzir o quanto antes as emissões de metano, sob o risco de inviabilizar as metas climáticas definidas sob o Acordo de Paris.

A Avaliação Global do Metano, feita pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA) junto com a Climate and Clean Air Coalition (CCAC), indicou que as emissões deste potente gás de efeito estufa podem ser reduzidas em até 45% até 2030, o que evitaria quase 0,3oC de aquecimento global até 2045. A redução também permitiria evitar mais de 260 mil mortes prematuras, 775 mil internações hospitalares, 73 bilhões de horas de trabalho perdidas devido ao calor extremo e 25 milhões de toneladas de perdas anuais de safra.

O relatório observa que a maior parte das emissões de metano causadas pela humanidade vem de três setores econômicos. No setor de combustíveis fósseis, a extração, processamento e distribuição de petróleo e gás respondem por 23%, e a mineração de carvão responde por 12% das emissões. No setor de resíduos, os aterros e águas residuais representam cerca de 20% das emissões. No setor agrícola, as emissões do gado provenientes do estrume e da fermentação entérica representam cerca de 32% e o cultivo do arroz 8% das emissões. O documento também elenca medidas imediatas que podem ajudar a cortar as emissões de metano nos próximos anos, especialmente nos setores de combustíveis fósseis e agricultura.

O relatório foi destacado por CNBC, Financial Times, Guardian, Reuters e Sky News.

 

ClimaInfo, 10 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar