Nova previsão aumenta a penetração das renováveis

renováveis

O ano de 2020 trouxe o maior crescimento registrado na geração de energia renovável em duas décadas, com a instalação de 280 gigawatts (GW) de capacidade nova – um aumento de 45% na comparação com o ano anterior, segundo estimativas apresentadas pela Agência Internacional de Energia (IEA) nesta 3ª feira (11/5). A capacidade de energia eólica dobrou no último ano, enquanto a energia solar cresceu quase 50%, movimentos impulsionados pelo crescente apetite de governos e empresas por energia limpa.

Esse boom fez com que a IEA revisasse suas projeções para o crescimento do setor nos próximos anos. Segundo a agência, espera-se que o mundo instale quase 270 GW de nova capacidade neste ano, uma queda de 3% em relação a 2020 – um movimento natural do mercado depois da explosão registrada no ano passado. Ainda assim, para 2022, a IEA espera que o mercado ganhe mais 280 GW de nova capacidade.

A China segue sendo o mercado mais promissor do mundo para a geração renovável de energia: ela foi responsável por 50% do crescimento global desse mercado em 2020, além de ser uma das maiores fornecedoras de matérias-primas para fabricação de turbinas eólicas e painéis fotovoltaicos. EUA e Vietnã também despontaram como os mercados que registraram o maior crescimento na geração renovável no ano passado.

Os dados da IEA foram destacados por Bloomberg, Guardian, Reuters e Wall Street Journal. O Carbon Brief também fez uma análise sobre essas projeções.

 

ClimaInfo, 12 de maio de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.