Seca se intensifica na Costa Oeste e causa preocupação nos EUA por incêndios florestais e corte de energia

onda de calor Costa Oeste EUA

O cenário meteorológico em boa parte da porção ocidental dos EUA é bastante preocupante. Uma onda de calor está atingindo quase todos os estados na margem direita do rio Mississippi, indo desde a Califórnia até Minnesota, ao norte, e Flórida, ao sul, com o risco de recordes de temperatura em ao menos 300 localidades. “Não é fácil dizer isso, então vamos direto ao assunto: vai ficar *muito* quente por *muito tempo*!”, tuitou o Serviço Meteorológico Nacional em Salt Lake City, em Utah. Segundo os cientistas, o calor é causado por uma massa de ar quente de alta pressão, combinada com exposição prolongada do solo à radiação solar. Além do calor, essa massa também impede a formação de nuvens e de chuvas na região afetada, o que intensifica ainda mais o ar quente. A CNN explicou essa dinâmica. A Reuters também destacou a onda de calor e o NY Times fez um mapa interativo que mostra a evolução da seca na metade oeste dos EUA nos últimos anos.

A situação é particularmente dramática na Califórnia, que ainda sofre com os efeitos da temporada devastadora de incêndios florestais de 2020. Com a chegada do verão, na semana que vem, o temor é de que os incêndios voltem a acontecer, e que o calor cause problemas no fornecimento de eletricidade. No ano passado, a combinação de alta demanda de energia e incêndios florestais resultou em “apagões” que afetaram milhões de pessoas – em alguns casos, por dias. Bloomberg e Reuters abordaram como as autoridades do estado e as empresas do setor elétrico estão se preparando para evitar o colapso elétrico durante o verão. New York Magazine e Vox também ressaltaram o temor dos norte-americanos com os incêndios nos próximos meses.

A Bloomberg mostrou também a situação do reservatório de água da imponente represa Hoover no rio Colorado. O nível do lago Mead, o maior reservatório dos EUA, caiu para 326 metros na semana passada, o pior índice desde 1937. A represa gera energia para quase 8 milhões de pessoas no Arizona, Califórnia e Nevada.

 

Leia mais sobre incêndios florestais no ClimaInfo aqui.

ClimaInfo, 17 de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.