Calorão nos EUA, neve em Santa Catarina: a era dos eventos climáticos extremos está apenas começando

ondas de calor hemisfério norte

Nos dois hemisférios, as Américas têm experimentado nos últimos dias uma sucessão de eventos climáticos extremos. No norte, na porção ocidental dos Estados Unidos e do Canadá, uma forte onda de calor tem puxado os termômetros para cima com recordes históricos de temperatura. No sul, na região entre Santa Catarina e o Paraguai, o clima é inverso: uma forte frente fria derrubou os termômetros, com registro de neve em diversas localidades do estado brasileiro. O Globo destacou o contraste meteorológico entre as duas regiões.

Temos ressaltado aqui o impacto do calor nos EUA e no Canadá. No noroeste norte-americano, nos estados de Washington e Oregon, a temperatura chegou a 47,2°C nesta 2ª feira (28/6), a mais alta desde que os registros da região começaram na década de 1980. Em Portland e Seattle, o consumo de energia aumentou consideravelmente nos últimos dias em virtude do uso de equipamentos de ar-condicionado e refrigeração. Segundo a Bloomberg, o fornecimento elétrico vem sofrendo “apagões” na região por causa da demanda excessiva e do desligamento de algumas linhas de transmissão para se evitar incêndios florestais. Na província canadense da Colúmbia Britânica, universidades e escolas fecharam nesta semana por causa do calor. Já no Arizona, na fronteira sul dos EUA, as autoridades estão investigando 53 mortes suspeitas de terem sido causadas pelo calor somente na última semana. Guardian e NY Times explicaram o que vem causando a onda de calor e destacaram os recordes seguidos de temperatura alta.

Por outro lado, no sul do Brasil, a situação é inversa. Em Bom Jardim da Serra, na Serra Catarinense, os termômetros chegaram a -7,5°C na madrugada de ontem (29/6), a temperatura mais baixa do Brasil neste ano, com sensação térmica de -10°C. A neve atingiu cidades como Urubici e São Joaquim. A Reuters informou que estados como Paraná e Mato Grosso do Sul também registraram temperaturas abaixo da média histórica, com a ocorrência de geadas. Produtores rurais dessas localidades estão preocupados com o impacto do frio na safra de milho.

Em tempo: Outra região no hemisfério sul que vem sofrendo com o frio é a Nova Zelândia. Uma forte frente fria vinda da Antártida causou nevasca, ressaca do mar e temperaturas baixas no país, interrompendo os transportes aéreo e terrestre. A Reuters deu mais detalhes.

 

Leia mais sobre ondas de calor hemisfério norte e frio no hemisfério sul no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 30 de junho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.