Itália pede ajuda de vizinhos europeus para combater incêndios florestais na Sardenha

Italia incêndios florestais Sardenha

Enquanto as enchentes causam destruição e mortes na Europa Ocidental e no Reino Unido, os incêndios florestais têm sido a “bola da vez” no sul do continente, na região do Mediterrâneo. A Reuters fez um apanhado da situação: na Grécia, bombeiros passaram o final de semana apagando focos de incêndio ao sul do Peloponeso. Já na Espanha, a região nordeste da Catalunha também sofre com o fogo, que já consumiu mais de 1,5 mil hectares; em Castilla-La Mancha, o fogo queimou mais de 2,5 mil hectares entre o sábado e o domingo.

No entanto, a situação é mais dramática na ilha italiana da Sardenha. Os incêndios assolaram a província de Oristano, consumindo milhares de hectares de terra, matando animais e danificando propriedades. Ao menos 800 pessoas foram retiradas de suas casas no domingo para escapar do avanço do fogo. O governo da Itália pediu ajuda aos países da União Europeia; por ora, a França se prontificou, com o envio de dois aviões anfíbios para a Sardenha.

No outro lado do Atlântico, nos EUA, os incêndios florestais também seguem causando problemas e apreensão. Há semanas, boa parte do país está sob uma forte onda de calor que elevou as temperaturas a índices históricos, o que intensificou a ocorrência de fogo nas áreas de mata seca. O norte da Califórnia é uma das áreas mais atingidas. No final de semana, dois focos se uniram no condado de Butte, causando a retirada de milhares de pessoas da área. Outros 11 estados norte-americanos também sofrem com o fogo: até o domingo, ao menos 86 grandes incêndios florestais estavam ativos no país. Pelo menos 607 mil hectares foram atingidos pelas chamas, de acordo com dados destacados pela Vox.

 

ClimaInfo, 27 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.