Enchentes, calor e mais enchentes: Londres sofre com eventos extremos seguidos

Londres inundações

Pouco mais de uma semana após sofrer com chuvas intensas e inundações-relâmpago, Londres voltou a registrar tempestades repentinas neste domingo (25/7) que também causaram enchentes em diversos pontos da capital inglesa. Como na última vez, o volume de água que caiu foi muito acima do normal: segundo o NY Times, o aguaceiro despejou na cidade o equivalente a um mês de chuva em 24 horas. Entre uma chuva e outra, Londres teve que lidar com uma forte onda de calor que puxou os termômetros acima dos 30oC em boa parte da Inglaterra e do País de Gales na semana passada.

De acordo com o meteorologista Gene Norman, do canal CNN, as tempestades deste domingo em Londres estão associadas com o forte calor da última semana. “O ar muito quente colidiu com uma área de baixa pressão do norte da França. Isso resultou em tempestades lentas que produziram este dilúvio, com precipitação entre 75 e 100 milímetros”, explicou.

A chuva pegou de surpresa os londrinos em pleno domingo. Motoristas ficaram presos em túneis e estacionamentos subterrâneos. Estações de metrô foram inundadas, prendendo os passageiros nas plataformas e trens. No sudoeste de Londres, três ônibus ficaram presos sob uma ponte ferroviária e os bombeiros tiveram que retirar os passageiros. Motoristas abandonaram seus veículos no meio da água. Por ora, não há registro de vítimas fatais. BBC, Euronews, Guardian e Independent deram mais detalhes.

 

ClimaInfo, 27 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.