Onda de frio derruba temperaturas na maior parte do Brasil

superfrente fria

O frio chegou com tudo em boa parte do Brasil nesta 5ª feira (29/7). Pelo menos 13 municípios do Rio Grande do Sul registraram nevasca na madrugada de ontem. Em Santa Catarina, os termômetros desabaram para -8,6°C em Bom Jardim da Serra, a menor temperatura do país em 2021 até agora. Na região serrana, a neve também deu as caras. O acúmulo de gelo na pista causou um acidente em Anita Garibaldi, com uma batida entre uma viatura policial e um carro de passeio; um sargento da Polícia Militar catarinense morreu.

Em São Paulo (SP), os termômetros no Mirante de Santana, na zona norte, chegaram a 5,3°C; em Engenheiro Marsilac, no extremo sul, a mínima caiu para -0,1°C. Num intervalo de 24 horas, a temperatura caiu quase 20°C na região metropolitana de SP. No Distrito Federal, o frio também foi forte: a mínima chegou a 7°C em Brasília.

A previsão é de que o frio seguirá intenso até o final da semana, quando a temperatura deverá subir aos poucos na maior parte do Brasil. No Sul, por outro lado, as temperaturas continuarão baixas por mais tempo, com expectativa de neve e geada até o começo da próxima semana.

Como destacado aqui, o agronegócio segue preocupado com os efeitos do frio intenso sobre a produção. O Valor explicou os efeitos da geada na lavoura. Café, cana-de-açúcar, hortaliças e frutas serão as culturas mais prejudicadas pelo frio. A Folha destacou uma análise preliminar da consultoria XP que apontou para um impacto de 0,1% das geadas sobre a inflação deste ano. Se isso se confirmar, o IPCA pode ultrapassar 7% em 2021. Poder360 e Reuters também repercutiram o impacto do frio sobre a produção agrícola e os preços dos alimentos.

 

Leia mais sobre mudanças climáticas no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 30 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.