“Ativos encalhados”: BHP decide vender seus negócios de petróleo e gás

BHP

A mineradora BHP pretende se desfazer de todos os seus ativos de petróleo e gás. A decisão representa a reestruturação mais radical da BHP desde sua fundação, há duas décadas, e redireciona o foco da BHP para seus negócios mais rentáveis – minério de ferro e cobre, metais que se valorizaram nos últimos meses. Os negócios fósseis da BHP serão vendidos para a australiana Woodside Petroleum, que pagará com ações a serem distribuídas aos próprios investidores. A operação resultará em uma companhia com participação dividida entre os acionistas da BHP (48%) e da Woodside (52%). O valor total da operação não foi anunciado, mas é estimado pelo mercado em cerca de US$ 17 bilhões.

O movimento da BHP vem sendo ensaiado por outras empresas fósseis, confrontadas com o risco cada vez maior de ficarem com “ativos encalhados” – ou seja, projetos de energia fóssil que jamais darão retorno financeiro aos seus investidores, caso o mundo cumpra sua promessa de conter o aquecimento global em pelo menos 2°C em relação aos níveis pré-industriais até o final deste século.

Como o Financial Times lembrou, as gigantes do petróleo e gás estão encontrando compradores de menor porte para esses ativos: empresas com menos transparência e exposição à pressão de investidores sobre os efeitos de seus negócios sobre o clima e com menos condição financeira para mitigar e compensar eventuais danos dessa operação.

Bloomberg, Financial Times, Guardian, Reuters e Wall Street Journal destacaram essa notícia.

 

Leia mais sobre crise do petróleo e crise climática no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 17 de agosto de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.