COP26 tem “seis chances em dez” de sucesso, diz Boris Johnson

COP26

Boris Johnson parece começar a despertar para a dura realidade da diplomacia climática, faltando apenas 40 dias para a abertura da COP26. Em conversa com jornalistas, o premiê britânico reconheceu que as chances de sucesso da Conferência de Glasgow são de apenas “seis em dez” no que diz respeito a novos compromissos de financiamento e ação climática até novembro. No Twitter, a jornalista Laura Kuenssberg destacou que Johnson “não soou muito confiante” sobre essa possibilidade. A Reuters também repercutiu essa fala.

Já em Nova York, Johnson tentou mostrar um pouco mais de otimismo. Durante o encontro com líderes internacionais realizado nesta 2ª feira (20/9), o anfitrião da COP26 defendeu que os países tenham mais “coragem” no enfrentamento à crise climática e se esforcem para fechar a lacuna do financiamento climático internacional. A imprensa britânica especulou que Joe Biden poderá aproveitar a Assembleia Geral da ONU para anunciar um novo compromisso financeiro, em uma sinalização de apoio político ao aliado Johnson. BBC, Daily Mail, Financial Times, Guardian, Independent e Reuters deram mais informações.

Em tempo: Em conversa com Daniela Chiaretti no Valor, a ambientalista Tasneem Essop, diretora-executiva da Climate Action Network (CAN International), voltou a defender condições justas para a participação da sociedade civil na COP26. No começo do mês, a coalizão de mais de 1,5 mil organizações sugeriu à UNFCCC um novo adiamento da Conferência de Glasgow caso o Reino Unido não tenha como garantir espaço para a participação presencial de negociadores e observadores de países do Sul Global na Escócia em novembro. Por ora, a sinalização é de que a COP26 acontecerá conforme programado, ainda que nem todos os detalhes logísticos tenham sido definidos pelo governo britânico.

 

Leia mais sobre COP26 e crise climática no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 20 de setembro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.