Rumo à COP26: como superar o mero blá-bla-blá

COP26 blablabla

Em uma frase que já entrou para os anais do debate político internacional sobre clima, a ativista Greta Thunberg reclamou recentemente sobre a hipocrisia dos países, especialmente das maiores economias do mundo, acerca da importância de se agir contra a crise climática. Para ela, enquanto as palavras continuarem mais fortes do que as ações, tudo não passará de “blá-blá-blá”.

O problema é que o tempo das palavras bonitas descoladas da realidade já passou há muito; se quisermos mesmo conter a mudança do clima, precisamos ir para a ação agora, e não daqui a 10, 20 ou 30 anos. Isso está mais do que claro para a juventude, que já contempla viver uma vida inteira sob o risco de uma crise climática permanente e devastadora.

Marina Felipe conversou na Exame com membros do Engajamundo, organização que busca aproximar os jovens brasileiros da pauta climática. Uma das principais preocupações do grupo para a COP26 é inserir as populações mais vulneráveis nessa discussão. “Vamos acompanhar as sublideranças (de estados e prefeituras brasileiras) e promover debates sobre Justiça Climática. Precisamos reforçar que os principais afetados na crise do clima são as pessoas pretas, indígenas e periféricas, e que elas têm de estar no centro do debate”, disse Paulo Ricardo, um dos jovens que estarão em Glasgow no próximo mês.

Quanto à participação na COP, o Axios fez um levantamento das lideranças internacionais que passarão por Glasgow a partir do dia 31. Entre os nomes mais importantes, estão o do Papa Francisco, o presidente dos EUA, Joe Biden, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e o presidente da França, Emmanuel Macron. Fora da lista, como esperado, está o brasileiro (não-vacinado) Jair Bolsonaro.

Enquanto isso, o governo britânico mudou novamente as regras de entrada para viajantes vindos do Brasil. Até agora, pessoas vacinadas provenientes do país tinham que fazer quarentena obrigatória de 10 dias (cinco no caso de participantes da COP). No entanto, essa exigência caiu com a retirada do Brasil da “lista vermelha” da pandemia, o que permitirá aos participantes brasileiros da COP que entrem direto no Reino Unido sem necessidade de quarentena caso estejam totalmente vacinados contra COVID.

 

ClimaInfo, 8 de outubro de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.