Criminosos incendeiam helicóptero do IBAMA em Manaus

IBAMA helicótero incendiado

Na madrugada de ontem (24/1), câmeras de segurança registraram o momento em que dois criminosos pularam um muro do Aeroclube do Amazonas, em Manaus, e incendiaram um helicóptero do IBAMA.

Segundo o Estadão, uma das hipóteses é que tenha sido um ato de vingança contra as operações que o IBAMA e a Polícia Federal realizaram em novembro do ano passado ao longo do Rio Madeira, quando centenas de balsas de garimpo ilegal foram destruídas.

Houve ainda tentativa de incendiar um segundo helicóptero, também alugado pelo IBAMA. A matéria da Folha inclui uma lista de outros ataques sofridos pelos funcionários ou equipamentos do órgão. O Poder360 acrescentou um rápido perfil do garimpo na região amazônica. O ataque também foi noticiado pelo g1 e pela Agência Brasil.

Em tempo: No UOL, Jamil Chade conta que o Escritório Regional para a América do Sul da ONU Direitos Humanos e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) divulgaram nota ontem (24/1) condenando os recentes assassinatos de ativistas ambientais e defensores da terra no Brasil. A nota também pede que o governo garanta a proteção a esses ativistas e que investigações sejam realizadas de “forma rápida, exaustiva e imparcial”.

 

ClimaInfo, 25 de janeiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.