Peru ameaça Repsol com multa por ecocídio causado por derramamento de óleo

Peru Repsol

O vazamento de petróleo que aconteceu na costa do Peru no último dia 15, quando um navio-tanque estava descarregando na refinaria La Pampilla da Repsol a 30 km ao norte de Lima, não foi causado por fortes ondas, como a empresa ainda sustenta. De acordo com o regulador do sistema de energia e minas do país, o acidente foi causado por uma manobra brusca do navio-tanque que levou ao rompimento do sistema de descarga.

Nesta segunda (24/1), a primeira-ministra do Peru, Mirtha Vásquez, disse que, além das sanções contra a empresa e das exigências para restaurar as áreas afetadas, os promotores estão investigando o caso por supostos crimes ambientais e o Estado avalia a indenização dos atingidos. “Estamos avaliando os aspectos legais, ainda não podemos dizer se uma licença será suspensa ou não”, disse à rádio local RPP. “Isso vai depender muito da avaliação que fizermos dos termos legais sob os quais a empresa está operando e que tipo de sanções ou infrações foram cometidas.”

O acidente e seus desdobramentos foram noticiados pelo Financial Times, Reuters, El País e Publico. Três matérias do El Comercio que merecem destaque estão aqui, aqui e aqui.

 

ClimaInfo, 26 de janeiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.