Cortes orçamentários e ataques criminosos ameaçam trabalho de órgãos ambientais federais 

Ibama

A CNN deu destaque à análise do Observatório do Clima concluindo que os vetos à lei orçamentária de 2022 impactarão diretamente o combate aos incêndios florestais. Dos R$35 milhões que foram retirados do ministério do meio ambiente para o ano de 2022, a área de contratação de brigadistas foi a que teve a maior redução – R$ 17,2 milhões a menos do que o previsto pelo Congresso Nacional.

Tudo que já está ruim pode piorar. Um só planeta registra a investigação da Polícia Federal do Amazonas do incêndio criminoso em dois helicópteros que prestavam serviços ao IBAMA.

De acordo com a ex-presidente do IBAMA, Suely Araújo, o esgotamento dos recursos do órgão preocupa, e se o incidente reduzir a frota de helicópteros do Instituto por muito tempo, os trabalhos mais complexos na região podem ser prejudicados.

Isso acontece diante de 2021 ter sido o pior ano em dez em desmatamento, segundo Imazon. No ano passado, foram mais de 13 mil quilômetros de mata nativa destruídos.

Em tempo: Artigo no Estadão analisa as mensagens das redes sociais de 40% dos deputados da Câmara sobre mudanças climáticas. O que mais chamou a atenção na análise realizada pelo IDS é que estão praticamente empatados os parlamentares da oposição com os governistas que falam sobre o tema. Entretanto, as questões sobre mudanças climáticas são mais evidenciadas naqueles no espectro político à esquerda, 72% das menções.

 

ClimaInfo, 28 de janeiro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo