Meteorologistas indicam continuidade do La Niña até o meio do ano

La Niña

Depois de atingir seu pico de intensidade na virada de 2021 para 2022, o fenômeno meteorológico La Niña retomou seu patamar moderado. Os sinais indicam que o fenômeno deve persistir nos próximos meses, até pelo menos meados deste ano: de acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos EUA, a chance do La Niña continuar durante o próximo verão no hemisfério norte é de 53%, sendo que o fenômeno pode persistir para além disso, com chances de 40% a 50%, a depender das modelações. A Reuters destacou essa informação.

Já o Escritório Meteorológico Australiano destacou como a continuidade do La Niña está associada aos episódios de seca extrema no norte e chuvas intensas no sudeste do país; o Guardian deu mais detalhes.

A MetSul também repercutiu a análise da NOAA, ressaltando os potenciais impactos da continuidade do La Niña nas condições meteorológicas brasileiras. Um dos pontos é a relação entre o fenômeno e a forte estiagem que atinge o sul do país; a agência alerta que, mesmo com um enfraquecimento do La Niña para os próximos meses, a indicação ainda é de chuvas aquém do volume necessário para reverter o déficit hídrico acumulado no Rio Grande do Sul.

 

ClimaInfo, 11 de março de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.