Indígenas iniciam mobilização em Brasília contra política bolsonarista

5 de abril de 2022
Acampamento Terra Livre
Matheus Alves (@imatheusalves)

Representantes indígenas de todo o Brasil iniciaram na última 2ª feira (4/4) a 18ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), em Brasília. O evento, que deve reunir cerca de 8 mil indígenas até o próximo dia 14 na capital federal, pretende reforçar a mobilização indígena dos últimos meses contra diversos projetos de lei e políticas do governo Bolsonaro que atentam contra seus direitos fundamentais e o meio ambiente. O acampamento está montado no complexo da Fundação Nacional de Artes (Funarte), no Eixo Monumental.

Um dos focos da mobilização é ressaltar a importância da representatividade indígena nos espaços de poder. Isso se torna ainda mais importante neste ano, com as eleições para a Presidência e o Congresso Nacional se aproximando. A proposta da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), uma das entidades responsáveis pelo ATL, é lançar uma bancada indígena no Legislativo federal, com candidatos a deputado federal e senador alinhados com os interesses e as necessidades dos Povos Indígenas brasileiros e que possam fazer o contraponto com a poderosa bancada ruralista no Congresso. “Quando falamos em aldear a política, estamos querendo garantir que nós tenhamos representatividades indígenas nestes espaços de política institucional”, afirmou Sonia Guajajara, coordenadora da APIB.

Por falar em indígenas, a Deutsche Welle repercutiu uma carta enviada por parlamentares alemães ao Congresso Nacional expressando preocupação com os projetos de lei que liberam a mineração em Terras Indígenas e alteram as regras de demarcação. Na carta, os representantes alemães argumentam que a aprovação desses projetos “representaria uma enorme ameaça aos direitos dos Povos e Comunidades Indígenas e Tradicionais do Brasil”, além de prejudicar ainda mais os esforços de conservação do meio ambiente e combate ao desmatamento na Amazônia.

Metrópoles e ((o)) eco destacaram a mobilização indígena em Brasília.

Em tempo: O juiz Luiz Régis Bomfim Filho, da 1ª Vara Federal Criminal do Maranhão, mandou a júri popular duas pessoas acusadas pelo assassinato do líder indígena Paulo Paulino Guajajara em novembro de 2019. Os acusados, Antonio Wesly e Raimundo Nonato, também respondem pela morte de Marcio Gleik Moreira Pereira e por tentativa de homicídio contra o também indígena Laércio Sousa Silva. O crime aconteceu na Terra Indígena Araribóia: os acusados invadiram o terreno para caçar ilegalmente animais silvestres e, em um embate com os indígenas, acabaram desferindo tiros contra o grupo. O Estadão deu mais informações.

 

ClimaInfo, 6 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar