Desmatamento amazônico no 1º trimestre de 2022 foi o 2º pior em 15 anos, mostra Imazon

17 de abril de 2022
desmatamento Amazônia 1º trimestres 2022
Christian Braga/Greenpeace

Nos primeiros três meses de 2022, a Floresta Amazônica perdeu uma área equivalente à do município de Salvador (BA), a 15º maior capital do Brasil. De acordo com dados do sistema SAD, operado pelo Imazon, a floresta registrou uma perda de 687 km2 de vegetação no 1º trimestre deste ano, o segundo maior acumulado para o período desde o começo do monitoramento, em 2008. O resultado só não é pior do que aquele registrado no ano passado, quando a derrubada de floresta chegou a 1.185 km2 no mesmo período.

A intensificação do desmatamento nos primeiros meses de 2022 já tinha sido sinalizada por dados do sistema DETER/INPE, que apontaram para uma perda de 941 km2 de área verde neste período, o pior índice desde desde 2016). O cenário preocupa, já que o verão costuma ser o período em que o desmatamento fica mais reduzido por conta das chuvas frequentes na Amazônia. Com a chegada da temporada seca, a expectativa é de que o ritmo de desmatamento aumente, o que pode colocar o período 2021-2022 no mesmo patamar da destruição observada nos anos anteriores, os piores da série histórica.

Em março, o Mato Grosso registrou pelo 3º mês consecutivo o maior índice de desmatamento entre os estados amazônicos, com 57 km2 (46% dos 123 km2 observados no mês). O estado também concentrou cinco dos dez municípios amazônicos com maior taxa de desmate (Nova Ubiratã, Juara, Feliz Natal, Porto dos Gaúchos e Juína). Em seguida, o Pará registrou perda florestal de 33 km2 (27% do total) no mês passado, sendo que mais de ⅕ desse total foi observado apenas dentro de duas Unidades de Conservação, a APA Triunfo do Xingu (5 km2) e a FLONA do Jamanxim (2 km2). Roraima completou o top 3 do desmatamento em março, com a destruição de 13 km2 (11% do total).

Carta Capital e ((o)) eco deram mais informações.

ClimaInfo, 18 de abril de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar