Glossário Climático

O que são o aquecimento global e os gases de efeito estufa? Do ponto de vista das negociações multilaterais climáticas, no âmbito da Organização das Nações Unidas, o que significa Conferência das Partes, IPCC, LULUCF  e o Acordo de Paris? Você sabe a que se referem as expressões “circulação termoalina”, “externalidades”, “forçamento radiativo” e “permanência”? Esses são alguns dos jargões, expressões, siglas e termos usados quando se fala em mudanças climáticas. O Glossário Climático foi preparado para ajudar a navegar por essa área de conhecimento com mais propriedade. Este material didático faz parte do módulo básico do curso “Clima e sustentabilidade na cobertura jornalística”, produzido pelo Instituto ClimaInfo.

PDF disponível aqui
Destaques:
  • Aquecimento global é o processo de aumento da temperatura próximo à superfície do planeta causado pela presença de gases causadores do efeito estufa. É provocado, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis e pelo desmatamento.  
  • Evento climático extremo refere-se a tempestades, inundações, secas de intensidade bastante acima do que se considera historicamente normal para a região que sofreu com o evento. Esses são alguns exemplos, mas existem outros.
  • O conceito de justiça climática surgiu a partir da percepção de que os impactos das mudanças climáticas atingem de forma e intensidade diferentes em grupos sociais distintos e, portanto, a mitigação e a adaptação devem priorizar populações vulneráveis, agora e no futuro.