Crise climática no Nordeste: o tabuleiro da segurança hídrica no rio São Francisco

11 de julho de 2022

“Rio da Integração Nacional”, o São Francisco vem perdendo a pujança de outros tempos. Nem mesmo a chuva acima da média nos últimos meses tem sido capaz de aumentar a vazão do rio em sua chegada no Oceano Atlântico. A explicação para esse cenário ambíguo está na priorização do uso de suas águas para a geração hidrelétrica nas oito usinas existentes ao longo do rio.

No InfoSãoFrancisco, Antônio Laranjeira faz um panorama de fôlego sobre as amarras regulatórias que causam a situação. As barragens estão retendo mais água, o que diminui a disponibilidade hídrica na região do Baixo São Francisco. Assim, enquanto as represas estão cheias até a borda, as comunidades do final da extensão do rio convivem com o recuo das águas e a diminuição de sua profundidade.

“Eles [a Agência Nacional das Águas e o Operador Nacional do Sistema Elétrico] nem chamam mais de rio São Francisco, chamam de ‘sistema São Francisco’”, comentou o ambientalista Carlos Eduardo Ribeiro Jr.. “Esqueceram-se do número de vidas dessa região, humanas e de outros seres, é tudo medido em megawatts, em como otimizar a geração”. Ribeiro explica que o Baixo São Francisco vive uma “seca programada”, um cenário de crise hídrica localizada, causada pelo ser humano e agravada pela crise climática.

Em tempo: Victor Moura escreveu na Agência Eco Nordeste sobre o avanço da erosão costeira no litoral da Grande Recife. A capital pernambucana é a cidade brasileira mais vulnerável ao aumento do nível do mar e uma das 20 mais expostas a esse risco em todo o mundo. Nos últimos anos, as ondas estão chegando a áreas até então seguras, ameaçando residências e outras construções praieiras. Medidas polêmicas, como o alargamento artificial das praias, têm sido aplicadas, mas a falta de restrições para a construção civil nessas áreas mantém o risco.

 

ClimaInfo, 11 de julho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar