Calor intenso desafia autoridades e comunidades pobres nos EUA

clima extremo EUA
Robert Miller

Os Estados Unidos também sofrem com o calor intenso. Neste final de semana, uma área que abrange mais de 100 milhões de pessoas esteve sob alerta de risco de temperatura alta, que vai desde o sudoeste do país até o nordeste. Meteorologistas e autoridades em cidades como Nova York, Boston e Washington ressaltaram que o forte calor pode causar problemas de saúde, com recomendação para ingestão de água e evitar a exposição ao sol nos períodos mais quentes do dia. A Reuters deu mais detalhes.

O forte calor no nordeste norte-americano voltou a chamar a atenção para a questão da crise climática, em um momento em que as principais iniciativas do governo de Joe Biden para colocar os EUA na dianteira dessa agenda estão sendo barradas pelo Congresso e pela Suprema Corte. “A Mãe-Natureza já declarou uma emergência climática global”, alertou Al Gore, ex-vice-presidente e vencedor do Nobel da Paz, em entrevista repercutida pelo Washington Post.

No sudoeste dos EUA, o calor intenso piora um drama que vem se arrastando há anos – o da falta de chuvas. Os estados da bacia do rio Colorado estão sendo confrontados com uma nova necessidade de se restringir o uso de suas águas, sob um temor impensável há apenas alguns anos: o de que ele seque em alguns trechos. O NY Times abordou o cenário sombrio que se desenha para o rio Colorado, que pode sofrer ainda mais com a falta de chuvas sob a mudança do clima, ameaçando a segurança hídrica de dezenas de milhões de norte-americanos em uma das áreas que experimentou o maior crescimento demográfico nos últimos anos.

Um dos símbolos da seca é o Lago Mead, outrora um dos mais imponentes corpos hídricos do sudoeste dos EUA. O NY Times publicou imagens de satélite das últimas duas décadas para comparar as situações: em 2000, o lago era tomado por um azul-escuro, com águas profundas; hoje, o azul é cada vez mais fraco, com a água mais rasa.

Outro rio simbólico naquela região dos EUA, o rio Grande, também sofre com a estiagem. O Washington Post destacou a situação nos arredores de Albuquerque, no Texas: pela primeira vez em 40 anos, o rio virou fios d’água facilmente transponíveis.

Em tempo: Os incêndios no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, voltaram a ganhar força neste final de semana. Segundo a Associated Press, um foco novo de fogo, batizado de Oak Fire, consumiu cerca de 48 km2 desde 6a feira (22/7), perto da cidade de Midpines, no condado de Mariposa. Autoridades decretaram a evacuação de seis mil pessoas e o desligamento do fornecimento de energia para mais de duas mil residências e estabelecimentos para evitar novos focos. O governador da Califórnia, Gavin Newson, declarou estado de emergência na região de Mariposa. O fogo ameaça, em particular, as florestas de sequoias-gigantes, árvores milenares que estão ficando cada vez mais vulneráveis às chamas. Bloomberg e NY Times deram mais informações.

 

ClimaInfo, 25 de julho de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.