França quer restringir uso de jatinho particular por impacto climático

França jatinhos emissões
PHOTOPQR/La Montagne/Stéphanie Para

O ministro dos transportes da França, Clément Beaune, defendeu a criação de novas regras para restringir o uso de jatos particulares nos céus da União Europeia. “Sem recorrer à demagogia ou lançar ataques aleatórios, há alguns comportamentos que não são mais aceitáveis. Acho que devemos agir para regular os voos de jatos particulares”, disse Beaune, em entrevista ao jornal Le Parisien.

A principal justificativa para restringir o uso de jatinhos é o impacto climático dessas viagens privativas. Um levantamento recente mostrou que celebridades como Taylor Swift, Kylie Jenner e Drake emitem mais de 482 vezes CO2e do que um passageiro médio que viaja na aviação comercial. A maior parte dos deslocamentos tem duração média inferior a 1h30 de voo, o que aumenta ainda mais a pegada de carbono dos endinheirados que viajam de jatinhos.

De acordo com o Financial Times, o governo de Emmanuel Macron enxerga nessa proposta uma maneira de impor restrições substanciais às classes mais ricas do país, em um momento no qual toda a população está sendo exigida a fazer sacrifícios em prol da ação climática. “A ideia não é impor uma proibição ou infringir as liberdades. Mas há um problema real aqui se vamos pedir às pessoas comuns que diminuam o aquecimento e apaguem as luzes no inverno, e então alguém faz um voo de Paris a Nice por prazer”, disse uma autoridade. A Folha publicou uma tradução da reportagem.

Axios, Euronews, Le Monde e Reuters também repercutiram essa notícia.

 

ClimaInfo, 24 de agosto de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.