“Monções com esteroides”: ONU pede ajuda internacional para vítimas de enchentes no Paquistão

30 de agosto de 2022
Paquistão inundações mortos
AP Photo/Fareed Khan

O Alto-Comissariado da ONU para Refugiados (UNHCR) fez um apelo à comunidade internacional nesta 3a feira (30/8) por um “aumento maciço” da ajuda emergencial para as vítimas das fortes chuvas de monção que atingiram o Paquistão nas últimas semanas. O número de mortes confirmadas pelo governo paquistanês já supera os 1,1 mil desde junho, quando a temporada atual começou, com mais de 30 milhões de pessoas afetadas por enchentes-relâmpago e deslizamentos de terra. A ONU quer arrecadar US$ 160 milhões em ajuda imediata para fornecer alimentos, água, habitação emergencial e serviços médicos e hospitalares a 5,2 milhões de pessoas.

“O povo paquistanês está enfrentando uma monção com esteróides”, afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres, que também destacou o impacto da mudança do clima sobre os países mais pobres. “O sul da Ásia é um dos pontos críticos da mudança climática global. As pessoas que vivem nessa região têm 15 vezes mais chances de morrer devido aos impactos climáticos. À medida que continuamos a ver cada vez mais eventos climáticos extremos em todo o mundo, é ultrajante que a ação climática esteja sendo colocada em segundo plano, pois as emissões globais de gases de efeito estufa ainda estão aumentando, colocando todos nós – em todos os lugares – em perigo crescente”, disse Guterres.

Como parte do apelo, o governo dos Estados Unidos anunciou o envio de mais de US$ 30 milhões em ajuda humanitária para o Paquistão, por meio de sua Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID). “Com esses fundos, os parceiros da USAID darão prioridade ao apoio urgentemente necessário para alimentação, nutrição, dinheiro multifuncional, água potável, saneamento e higiene melhorados e assistência a abrigo”, afirmou a agência.

No NY Times, Manuela Andreoni explicou como a mudança do clima pode estar intensificando a força das chuvas de monção no sul da Ásia. Os dados desta temporada já apontam para a anormalidade: a média das chuvas desde junho em todo o país está quase três vezes acima da média nacional dos últimos 30 anos. Na província de Sindh, que faz fronteira com o Mar da Arábia ao sul, a precipitação está quase cinco vezes acima da média. Ao mesmo tempo, as dificuldades econômicas enfrentadas pelo Paquistão atualmente também têm um peso no desastre atual: sem recursos para adaptação climática, o país está totalmente à mercê dos eventos extremos, o que aumenta o impacto em termos de perdas materiais e de vidas humanas.

Associated Press, BBC, Bloomberg, Climate Home, CNN, Guardian, Reuters e Washington Post, entre outros, destacaram o apelo da ONU e o impacto das chuvas no Paquistão.

 

ClimaInfo, 31 de agosto de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar