Amazônia é ausência gritante no debate presidencial

31 de agosto de 2022
debate presidencial Amazônia
Greenpeace

Falou-se de muita coisa no primeiro (e, até segunda ordem, único) debate entre os candidatos à Presidência da República, realizado no domingo (28/8) por um pool de veículos de comunicação. Mas houve pouquíssimas citações à Amazônia – e, quando houve, não foram além das platitudes. Muito pouco, pouquíssimo, se considerarmos como a situação da floresta se tornou mais dramática nos últimos anos, minando o que restou de prestígio internacional para o Brasil.

“Ficou tudo desconectado ao se relegar a Amazônia a lugar nenhum. Falou-se das lacunas de educação, de jovens que nem estudam nem trabalham, de corrupção, de armas, de misoginia, de estado laico, PIB, do agro e até de encantadores de serpentes”, escreveu Daniela Chiaretti no Valor. “Descarbonização? Passou longe dos presidenciáveis. Alguém precisa avisá-los que não há futuro, para o Brasil e o mundo, se não se colocar a Amazônia no centro do palco”.

Ironicamente, enquanto os candidatos não dão atenção à floresta, a imprensa internacional segue focando a Amazônia no noticiário sobre as eleições brasileiras. Na Folha, Nelson de Sá fez um apanhado de algumas reportagens recentes que abordaram o nexo eleições-meio ambiente no Brasil, como a matéria de Terrence McCoy, publicada no Washington Post, sobre o colapso da fiscalização ambiental, além de outros acontecimentos que repercutiram lá fora, como a morte do último indígena Tanaru.

Em tempo: O Tribunal de Contas da União (TCU) deu um prazo de 60 dias, a partir do último dia 24, para que o IBAMA retifique os problemas em seu sistema de fiscalização e autuação ambiental apontados por uma análise recente. A auditoria revelou que, desde que o governo Bolsonaro impôs uma etapa intermediária de “conciliação”, a tramitação das multas entrou em um labirinto sem fim. Para piorar, falta pessoal suficiente para lidar com o trabalho de “conciliação”, o que acaba atrasando ainda mais o andamento dos processos e facilitando a derrubada das multas. A notícia é do ((o)) eco.

 

ClimaInfo, 1º de setembro de 2022.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar